domingo, 30 de novembro de 2014

A saga da preparação capítulo 3: um grande susto

Boa noite a todos,

Peço desculpas pelo atraso na postagem em primeiro lugar. Neste post tentarei iniciar a inserção de links para ajudar os leitores a entender um pouco melhor o processo da Studebaker.... visto que nem todo mundo é um gearhead, como são intitulados os fanáticos por carros, seja em informação ou meter a mão na graxa, ou ambos.

Neste capítulo, tivemos um enorme susto: o número do motor. Este conjunto de letras que o governo quer ter controle e, pelo menos na teoria, usar isto para dificultar o roubo de motores, me causou um grande susto. E na prática, acho que este controle enorme só serve para dificultar a vida dos entusiastas fazendo com que a operação conhecida como "engine swap" pelos americanos, muito mais fácil e popular por lá, até pela enorme oferta de motores V8.

Como todos sabem a Stude teve no motor o primeiro componente comprado. Assim tudo mais pôde ser alocado e fixado, pois o coração estava no lugar. Com nota fiscal e rastreabilidade, não haveria empecilhos.


Depois de dois anos, de procura por informações, dúvidas sobre qual preparação usar, aspirada ou com sobre alimentação, cheguei a decisão do uso dos turbo compressores. Após comprar tudo boa parte dos itens, cheguei a parte final de legalizar a dona Gertrudes. Eis que veio o pesadelo 1: o número do bloco que constava na nota na verdade era o part number  do bloco e não o número de registro.

Assim o pesadelo 2 começou, qual seria o número do bloco? Onde estaria localizado? Como faria a legalização?

Após indas e vindas, achar que o número do bloco poderia ter sido raspado, consultas ao Detran, buscas na internet, fotos, telefonemas, achei que não poderia usar o bloco por ter sido raspado.

Sim, o bloco que compre com a boa fé e nota fiscal era raspado. O número gravado que deveria ser do motor, era do part number. E eu estava com uma roubada na mão. Motor retificado, peças e mais peças compradas, turbos, bicos injetores, caixa, tudo dimensionado para o V6 biturbo e agora ele era um monte de metal que não servia para nada. Tudo trancado pela burocracia.

Após o desânimo, a tristeza, a raiva, a vontade de jogar o motor no lixo e correr atrás de outro, já comecei a colocar a cabeça no lugar e fiz um plano: iria processar a empresa que me vendeu o motor, tirar tudo que fosse possível e impossível e assim seguir com este motor ou partir para outro conjunto mecânico. O que iria atrasar muito e elevar o custo em números que nem ouso pensar.

E sendo isso tudo iniciado na quarta feira pela manhã, dia 26 de novembro. Tudo acabado.... tudo que planejei, o tempo gasto, as projeções os cálculos, tudo no lixo. Mas um telefonema no dia 28 de novembro de 2014, às 11:40 da manhã, durante meu almoço mudou todo o rumo das coisas.

O meu amigo Toninho, lá de São Gabriel, me envia uma mensagem no Facebook avisando que o mago das adaptações mecânicas, Sr Guilherme, queria falar comigo. Pensei na hora, mais problemas.

Liguei e o Guilherme me informa que acharam o local alternativo do número do motor das Ranger, e que ele tinha localizado o número do bloco e queria confirmar se era o mesmo que contava no documento do Detran que eu possuía.

Às 13:50 eu retorno a ligação com o documento em mãos e lá estava ele. Batendo tal e qual, o motor era o mesmo conjunto e o bloco foi marcado erradamente, pois em 97 não havia necessidade de marcação e quando o mesmo foi marcado, usaram o part number quando deveriam usar o número do bloco. O motor é quente e o sonho voltou, o investimento não está perdido e ela pode seguir rumo a Porto Alegre, para uma estada na Bordin preparações e instalação de tudo que havia planejado.

Amanhã é fazer alguns telefonemas e ajeitar tudo...... a saga continua e terá mais alguns capítulos...

Agora o planejamento é ter a cromagem feita no emblema frontal do capô, no "míssil" e nas maçanetas, enviar tudo de volta para o Guilherme e finalizar a madeira do assoalho da caçamba, sendo a Stude levada para Porto Alegre antes do Natal. Quem sabe dia 23 de dezembro quando eu estiver em Porto Alegre para o Natal, eu já possa ver a Stude montada e no início da preparação?



Simplesmente o alívio do ano. A melhor notícia que eu poderia ter recebido. E o melhor de tudo, no dia do meu aniversário, quando cheguei aos 2.9 .

Esse aniversário, este ano, tudo foi perfeito. Festa surpresa de amigos, festa na empresa e notícias boas a mil.

Obrigado e boa noite a todos, até dia 14!

Nenhum comentário:

Postar um comentário