Boa noite!
E estamos de volta com novidades sobre a Dona Gertrudes e sua revitalização. Após a visita neste período de férias, já tive a agradável notícia de que a Stude está em fase final, restando basicamente a lataria ser finalizada tendo a mecânica 100% pronta.
Agora os itens a serem comprados são basicamente de lataria e / ou externos. Algumas mudanças e novidades neste ponto. A começar pelos faróis de Mercedes 1113 antigos com moldura e pisca embutidos que não serão utilizados. Simplesmente não ficaram harmônicos com o conjunto. Em substituição teremos os faróis de Rural antiga com moldura metálica. Achei o modelo com lâmpadas halógenas que iluminam muito melhor que os antigos sealed beam ("silibim"). Encontrei algo que parece ser de qualidade e que tem um bom, visual afinal a picape será estilo hot rod. Como complemento teremos os piscas brancos do Jeep com lâmpadas LED âmbar posicionados no local original, logo abaixo do conjunto ótico. Juntamente a eles, vem os aros de farol da F75/Rural/Jeep.
Quase do outro lado, temos o bocal do tanque a ser posicionado no para lamas traseiro direito. O tanque de Chevrolet antigo foi colocado logo atrás do diferencial Ford 8.8" e no para lamas irá ser posicionado um bocal de tanque da RD350 um tanto popular entre os hot rods. A conexão entre bocal e tanque serão feitos com mangueiras de borracha. Atenção precisa ser dada depois para o local das bombas elétricas, também já compradas, mas estes serão definidos depois pelo eletricista e junto ao preparador. As bombas são SPA, de "Mercedes" com 12 bar de pressão máxima. Deste modo tem combustível suficiente para os bicos injetores visto que a pressão da linha de combustível será entre 5 e 6 bar, a depender dos injetores.
Como feedback do mecânico Guilherme "esse diferencial é muito forte, já abri um e é muito reforçado". Bom saber pois ele junto do cardan de Galaxie V8 com cruzetas da Willys não terão vida fácil após o conjunto montado. A caixa de marchas M5R1 (a mesma da F1000 4.9 mas com corpo em alumínio fundido) já está 100% preparada. Esta também com histórico de ser muito forte. Detalhe abaixo do cardan:
Seguindo em frente na parte da transmissão e tração, já foram entregues as talas de 10' feitas pela Brasrodas, a serem instaladas no eixo traseiro. Primeiro precisam ser montados os pneus para acertar o posicionamento das rodas e então será recortado o miolo das rodas de Ranger e colocadas nas novas talas. Ficará bem no limite dos para lamas mas isso era previsto já desde o início.
As rodas posteriormente serão pintadas de "alumínio" e montadas em definitivo. Os pneus serão os 275/60 R15 da Kumho. Na dianteira a idéia eh utilizar os 235/60 R15 mas ainda a encontrar esta medida. Será feito sem pressa devido à baixa criticidade agora. A idéia é ter os pneus traseiros comprados mês que vem.
Retornando um pouco, vamos falar um pouco do coração da Gertrudes. O motor foi retificado com sucesso e os kits comprados serão montados até o final do mês devendo ser enviado logo em seguida para Bagé. Ainda pendem as bombas de água e óleo e o conjunto de corrente e correia.
Ainda na parte da lataria, agora passamos aos acertos finais, sendo eles o acerto de para lamas e folgas de portas, bem como alisamento de quaisquer partes necessárias. A parte de baixo da picape já foi pintada e uma parte da parede corta fogo também. Isso já serviu para mostrar o tom que a pintura terá após pronta... e será absolutamente o que eu imaginava e queria.
Juntamente a isso, fui até a Carbase em São Leopoldo, grande Porto Alegre, lá defini junto ao Marcelo, gerente, o que seria o nosso esboço do plano de ação. Baseados nas minhas expectativas e materiais já adquiridos, o Marcelo irá definir o que será melhor comprar daqui para frente e o que será necessário em termo de mão de obra e tempo. A definir nas próxima semanas.
Unindo isso ao tópico anterior, as turbinas. Qual o motivo de ter escolhido as R4449 com válvula integrada, visto que outras opções poderiam gerar mais potência e respostas? Primeiramente, o foco do "projeto" (palavra muito em voga hoje... qualquer um chama qualquer coisa de projeto, sem saber a definição, nem do que está fazendo nem do que é projeto, mas enfim, isso é conversa para outra hora) foi ajustado novamente e de volta aos princípios. Uma picape com bom desempenho, confiável o suficiente para viajar, confortável o suficiente para duas pessoas e com manutenção relativamente fácil.
Turbos com válvulas remotas tem melhor desempenho e resposta. A tomada de pressão pode ser feita bem próxima do corpo de borboleta, gerando mais precisão no sinal. Do outro lado, a wastegaste remota, tendo seu escape independente (ou unificado bem ao final do escape principal) gera menos contra pressão e em geral o build up de pressão é mais rápido, melhorando a retomada do motor. Contudo isso gera muito mais custo (mais peças, tubulações, soldas, remanejar itens) e deixa o sistema mais complexo. A integrada é mais simples e sacrifica um pouco da performance em prol da simplicidade, não só de controle, mas de montagem. Menos peças, menos coisas a manter ou a reparar. No final, o custo é bem menor também.
O combustível será mantido gasolina (mais fácil aquisição e maior autonomia), turbos são da Master Power (fabricação local e ampla aceitação no mercado), refrigerados a água (maior cuidado com o óleo tirando um pouco de carga do sistema de arrefecimento).
A injeção será sequencial, seja ProTune ou FuelTech. O Marcelo argumentou que mesmo sendo uma excelente injeção, a possibilidade de injeção e ignição sequenciais abre um leque de possibilidades imenso e torna o motor bem mais liso e eficiente. No final das contas, faz valer a pena mesmo ter uma injeção programável, com forte diminuição dos "poréns", dos "mas" e dos "ah, mas isso é normal em injeção programável". E isso que me levou a optar pela injeção programável, ter um motor liso confiável e de baixa necessidade de acerto posterior. Bater a chave, e andar. Caso contrário teria ido na primeira idéia que tive de motor aspirado com Quadrijet ou trinca de Webers, o que seria bem old school mas pouco prático, pouco econômico e de manutenção e acerto bem mais exigentes.
Vai ser uma picape de rua, motor preparado, mas sem itens e refinamentos de competição. Não são necessários e deixariam a Stude muito "final de semana e só na cidade", tirando o foco. Nada de ficar "brincando" com o acerto, querendo tirar "aquele cv a mais" ou deixar o motor com o "meu acerto". Se eu pagar a Carbase para fazer o acerto é porque quero salvar o tempo e a dor de cabeça de fazer eu mesmo, por não ter tempo nem espaço para poder fazer isso com a paciência necessária nessa oportunidade, quem sabe na próxima "filha".
Vou acabar sugerindo a Megasquirt por ela ser bem consistente e ser cheia de recursos.
Por fim, o advogado Luiz Fernando Saint Piérre foi contatado sobre como proceder e quais os itens a apresentar para legalizar a Stude com o motor turbo. Documentações enviadas e aguardando novo contato. Quem precisar do telefone do Luiz, por favor solicite nos comentários que envio por e-mail, ele atende a todo país e é especialista neste tipo de assunto (legalização de carros antigos).
Bem vamos a mais algumas fotos da Gertrudes:
Forte abraço e até a próxima!!!!
PS: Update de última hora, nova viagem marcada para dia 05.09.14!!!! Espero que ela esteja pintada!
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