domingo, 25 de janeiro de 2015

A saga da preparação capítulo 5: a chegada na Bordin Motorsport

Boa noite a todos!

Mais uma vez algumas poucas notícias da nossa sexagenária Studebaker.

Como já falado, algumas coisas mudaram, como os bancos e o painel. Ambos estão muito bem obrigado. Os bancos ficaram excelentes no que tange a altura e distância do painel. Mais uma das milhões de lições aprendidas pelo hotrodder novato que vos escreve, bancos para picape devem vir de picapes ou de carros compactos. Apenas bancos muito específicos ou em casos de cabines amplas para aceitarem os largos bancos dos carros médios modernos.


Voltando ao painel temos foto dele logo abaixo. O mesmo está sendo finalizado pela painel center de São Paulo e as duas modificações foram o uso de cabo de velocímetro padrão Ford e o medidor do tanque de gasolina que irá usar bóia da Chevrolet D20 com tanque de 90 litros.

A picape foi entregue na Bordin e está no aguardo de uma vaga para ter os trabalhos iniciados. O transporte foi feita de maneira absurdamente perfeita e exemplar pela LCG Guinchos de Porto Alegre. Empresa recomendada e se precisar deste tipo de serviço irei solicitar os serviços desta novamente.

Agora foram deixados os dois filtros K&N, 5 litros de óleo de motor Ipiranga 15w50, o que é uma expansão e de certa forma uma proteção a mais para o motor. Nos EUA, com o clima frio o mesmo motor usa 5W30, podendo usar o 10w40. No Brasil com as temperaturas mais altas a Ford especificou o 20W50 tendo como opcional o 15W40. O que foi unir ambos e ampliar a faixa de operação do óleo e facilitar a vida do motor na fase fria do motor, mantendo a viscosidade da fase quente. Os filtros corretos de óleo e gasolina (marca Fram) foram comprados também.

Assim, a saga continua para mais um passo a instalação da elétrica e injeção cujas peças já estão em posse da Bordin.  Muito trabalho pela frente e nesta terça feira dia 27/01 o eletricista deverá olhar a picape com mais calma para fazer a cotação. Espero que seja possível deixar as conexões e esperas para os vidros, travas e alarme ou mesmo instalá-los. Esta semana será a semana de reunir alguns itens menores como botão de acionamento de luzes com duas posições (Fusca por exemplo ou as Ford antigas), luz de emergência (pisca alerta) do Jeep ou Fusca e as lanternas traseiras corretas visto que as lanternas de LED não encaixaram corretamente. Ficam para um próximo projeto.... 2017.

Agora ficam várias coisas a serem definidas pela Bordin como ventoinha e tubulações de escape para citar duas.

Agora o que me resta são sugestões ao Mateus Bordin para o que prefiro ou gostaria de utilizar. Como por exemplo nos abafadores do tipo glasspack , que tem som maia gutural do que os normais por câmaras. Irei verificar os fabricantes nacionais e selecionar.

Algo muito old school feito pelo Guilherme antes da entrega foi a colocação da alavanca de marchas. A longa alavanca da Ranger foi mantida mas a curvatura excessiva foi reduzida e posicionada muito a mão e em posição próxima ao volante. Quase um paddle shift hot rod.

Planos? Sim, muitos. Idéias? Sim ainda maiores em sua grandeza numérica. Certezas? Poucas.... Apenas de que este ano teremos a Studebaker rodando.

Dois planos merecem atenção agora: encontrar um fornecedor local para a embreagem de cerâmica e se possível com aumento de carga do platô das atuais 650lbs para alto perto de 800lbs. Isso devido ao kit Centerforce ter quase duplicado de preço e ainda estarmos com dólar na estratosfera. Por seguinte a aquisição de mais duas rodas para a Studebaker, mesmo modelo. Estepes? Sim... Mas também com o detalhe de que as "novas" serão aumentadas das magras 6,5' para 8' de tala, usando pneus 255/60 R15.  A diferença de altura hoje de 50mm irá baixar para poucas casas abaixo dos 20mm, dando mais harmonia ao conjunto. E sem falar da neutralização da modificação da suspensão dianteira.
Os atuais 235/60 já estão a venda a R$1.500,00 absolutamente novos, pelo bom negócio.

A ideia será ter dois estepes para as viagens usando pneus comuns com altura intermediaria entre dianteira e traseira e largura na casa dos 235 ou 245mm.

Agora vamos a algumas fotos da Gertrudes:


E vamos em frente, se a lataria está pronta, ou seja, o corpo, ainda há uma dose razoável de trabalho a ser feito nos demais itens. Mas logo espero ouvir o primeiro choro ou berro (ou espirro?) da minha Studebaker, a Sra Gertrudes.

Forte abraço a todos e nos falamos novamente em 15 dias!

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