sábado, 4 de outubro de 2014

Do Texas para a Studebaker 2: A Missão

Bom dia a todos!

Bom pessoal, como comentado no post anterior, muitas peças e uma novidade especial nesta atualização.

Na breve ida a Houston, uma mala veio com minhas roupas e outra cheia de coisas para ela, a Gertrudes. O que um pai coruja não faz né....

Dentre as poucas coisas que faltavam, algumas eram um tanto complexas de se obter por aqui devido ao preço e também à baixa frequência de falhas. Mas eu precisava delas e não estava muito feliz com a idéia de usar peças usadas ou de procedência duvidosa. Afinal isso poderia ser um risco ao V6 que sofrerá um esforço extra com os cavalos extras. Sem muitas demoras, vamos às peças: motor de arranque, bomba de óleo, bomba d'água, jogo de corrente de comando, bicos injetores Ford Racing 47lbs/h, cabos de vela vermelhos 10mm, bobina de ignição.


Alguns destaques: Os bicos são Ford Racing, comprados novos diretamente na concessionária Ford, itens originais do Mustang SVT 2007 - 2010 e nos GT500. O interessante é que a vazão deles é 47 lbs/h pois a Ford testa eles com pressão mais baixa, 2,7 bar. Ao chegarmos aos mais comuns 3bar, temos 52lbs/h.

A complementar, temos os cabos de vela, 10mm, vermelhos da Davis Unified. Além de um visual excelente, são em geral elogiados para quem busca mais performance. Para motores originais, não mudam nada, como qualquer outro cabo.

E por fim a bobina de ignição, a Accel Super Coil para os Ford com ignição EDIS (Electronic Distributorless  Ignition System).

Agora o destaque total, que foi absolutamente inesperado: o emblema central do capô, o torpedo. Um dos símbolos das picapes Studebaker série R, quando em 1949 elas começaram a sair de South Bend, Indiana, para substituir a série M. O emblema é original, tem as marcas do tempo e a estampa da Studebaker na parte inferior. Como todo bom emblema antigo, é feito de antimônio e não é exatamente qualquer lugar que recupera este tipo de emblema. Estou verificando ainda onde reformar e se possível irei reformar junto a ele o emblema da do capô, onde lê "Studebaker", bi partido.

Agora, com os emblemas laterais, frontal e o "torpedo", ela está um pouco mais próxima da forma que tinha há 62 anos, quando em 1952 foi uma das 35.964 picapes que saíram de South Bend.


 
 Emblema "torpedo", muito comum nos Studebaker do início dos anos 50 e uma das marcas registradas da 2R5.


 Bicos injetores Ford Racing "47lbs". 6 bicos a serem usados e 2 de reserva, afinal vazão tem de sobra. Como complemento, são injetores mais modernos, com leque de 15° e 6 furos, teoricamente pulverizando melhor o combustível.

 Arranque (topo), bomba d'água (inferior esquerdo) e bomba de óleo (inferior direito)

Motor de arranque original 

Da esquerda para a direita: cabos de vela Davis Unified 10mm, bobina Accel Super, jogo de corrente de comando


Sabe de mais uma coincidência? A Studebaker usou a prtir de 1949, nos modelos maiores, 2R16 e 2R17, e a partir da metade de 1950 nos demais (como item opcional), o motor 6 cilindros em linha "Power Plus", com 245,6 ci, aumentado de 226in³ (os mesmos 4.0 litros do atual motor Ford Cologne), sendo que as picapes eram 2R5 quando tinham o "Econ-O-Miser" de 169in³ e 2R6 quando usavam o "Power Plus".

Agora fica a pergunta, seria a Gertrudes uma 2R6 de nascença ou eu fiz o upgrade dela para 2R6?

Nunca saberemos, pois sem número de chassis e qualquer outro tipo de identificação é impossível saber.

Mas para mim, ela vai ser a 2R5 "Power Plus", pois Gertrudes só existe ela.

Forte abraço e nos vemos em 15 dias!

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