sábado, 18 de outubro de 2014

A saga da preparação - capítulo 1

Bom dia a todos!

Hoje um post menos poético e mais "técnico".

Prezados, neste capítulo de "controle total" da parte de funilaria e adaptações mecânicas, peças praticamente todas compradas, chega a um ponto crucial na finalização da Studebaker, a preparação e fabricação das peças especiais. 

Com o local do acabamento definido (Estofaria Brasil, em Porto Alegre) e estar em vias de definição da auto elétrica (Mecânica Diesel Leal, Porto Alegre) falta definir quem fará as peças especiais como os coletores de escape, a tubulação de escape, intercooler e cooler de óleo, "flauta" de injeção.

Ademais, temos a montagem da injeção eletrônica, junto com sua definição. Continua na liderança a FT500 da Fueltech, mas vai ser definida mesmo quando for definido o local que fará a montagem e acerto.


Muitas variáveis e não é qualquer lugar que faz o trabalho. A carbase, possivelmente por ser mais dedicada a projetos mais novos e carros alemães, acabou por sumir e declinar o serviço. Tenho mais 3 ou 4 opções ainda a serem consultadas. Antes de qualquer item, o local precisa ser definido com bastante antecedência e evitar imprevistos ao máximo.

Estou em contato com a Extreme Racing, de Porto Alegre, que manufatura os itens da Fueltech e é reconhecida pela qualidade. Minha demanda a eles foi o coletor de escape e a flauta de injeção.

O projeto é basicamente "espelhar" o atual, um log style em aço carbono, com a nova saída de gases virada para a frente do veículo e para cima. Isso auxilia no espaço livre para a colocação da turbina e também em maior altura para a saída de óleo. O aço carbono foi escolhido no lugar do inox pela facilidade de manufatura, custo e principalmente, melhor resistência a altas temperaturas.

A "flauta" de injeção, disponível para o motor AP, com 4 saídas de injetores, solicitei se existe a chance de manufatura de duas unidades para a Ranger V6, com os injetores Ford Racing que possuo.

A engenharia foi consultada e o veredito foi que o coletor não poderia ser fabricado por ser "específico" demais. Estou no aguardo da flauta de injeção para os novos bicos.

Acredito que não será possível também, então preciso pesquisar novas alternativas.

Como plano de contingência, estou em contatos com a Sprint Performance, que faz coletores e escapes especiais. O retorno e suporte está sendo muito bom até o momento e irei até a oficina conversar pessoalmente com o Vicente Queiroz e acertar os detalhes do coletor especial e do escape.

A complementar, intercooler e cooler de óleo ainda precisam ser definidos. O intercooler seria interessante se tivesse a entrada e saída do mesmo lado, pois assim as tubulações de pressurização iriam para baixo do cofre (sem espaço para passagem devido ao capô) e tendo uma junção tipo "Y" na entrada do intercooler. Tudo irá depender do espaço. Mas o layout do intercooler seria aproximadamente esse:
Layout intercooler: duas saídas para o mesmo lado para maximizar o espaço no cofre.

Claro, tudo pode acabar mudando e tendo soluções diferentes do planejado. Como várias coisas ao decorrer deste tempo todo. Se tiver espaço, porque não usar um intercooler com estilo tradicional? Muita coisa a pensar e só na hora pode ser decidido. 

Enfim, nesta parte será algo ainda difícil de selecionar e verificar, pois irá depender do que o preparador irá ter por opinião.

Mas ainda tem muita coisa a definir..... tão pouco, mas tantos detalhes.......

Mas o planejamento é sempre muito importante. Afinal chegar em um local e não saber o que se deseja é um forte sinal que as coisas podem dar errado.

Como "prova" a maior razão das falhas em projetos é má determinação do escopo. E estou tratando a Stude como um "mega projeto" sendo dividido em vários mini projetos, em cada etapa.

Sobre o que falaremos na próxima postagem? Hummmmm.....Acabamento ou mecânica? Temos 15 dias para pensar!

E por hoje ficamos por aqui!

Forte abraço!

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