domingo, 27 de abril de 2014

Partes de motor chegando!

Bom dia a todos!

E agora, chegando aos momentos de motor..... parte cardíaca da dona Gertrudes sendo avaliada e tratada. Depois de indas e vindas, avaliações e muitas mudanças, agora ficou definido que a Gertrudes terá motor com internos 100% originais e adição de dois turbos, com todos os seus adendos, como intercooler e radiador de óleo. A medida dos turbos não está definida ainda (possivelmente a R4449, Master Power), precisando de alguns cálculos para conferir qual será a melhor escolha em termos de eficiência.

Quanto ao motor, devido a não ser um motor muito comum no Brasil e até mesmo nos EUA (terra de V8), as peças todas tiveram de ser importadas e muito tempo gasto para saber o que é de qualidade e o que não serviria. Após achar os pistões Clevite e anéis Perfect Circle (que têm a qualidade Mahle), na medida 0,40" (ou 1,0 mm), resolvi arriscar e comprar os mesmos antes da abertura do motor, assumindo que o motor é todo standard ou com retífica menor que 1,0 mm. Como ainda tenho opção de usar pistões 4 polegadas, ainda possuo mais opções de retífica. Preço e qualidade das peças foram fundamentais na escolha. O kit completo, com impostos e frete, saiu pela metade do preço de pistões de marcas desconhecidas no Brasil.







Também foi adquirido um jogo completo de juntas do motor, com parafusos de cabeçote novos. O kit de juntas da marca Sealingtek saiu aproximadamente pelo mesmo preço do pedido no Brasil, mas como veio com os parafusos de cabeçote, o preço ficou bem mais em conta. E não encontrei maus comentários sobre a marca, sendo classificada como boa e tendo mais de 20 anos no mercado.





A idéia é enviar o motor para retífica no próximo dia 6 e então comprar os mancais. Após isso, acredito que os turbos serão comprados e posicionados. A injeção eletrônica, Fueltech, será comprada apenas no final do ano ou pouco antes e possivelmente será a nova FT500, cara mas com vários ajustes interessantes e que podem propiciar benefícios durante o acerto de longo prazo. Pois o acerto será algo similar a acertar um motor carburado, modificar, avaliar, modificar, avaliar.....  como um PDCA, pois para utilizar todas as funções e ter o acerto fino e preciso que a injeção permite, será necessário tempo e dedicação.

Neste meio tempo, claro, estará ocorrendo uma parte muito importante do processo: a pintura. Chassis preto e a carroceria vermelha.

Como estamos chegando numa parte final do projeto, tentarei manter as postagens mais frequentes e detalhando os processos que irão ocorrer agora. Principalmente detalhando mais as dificuldades de um projeto desta magnitude, que são muitas.

Um forte abraço e até a próxima,

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