segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Gertrudes está ganhando corpo!

Boa noite a todos!

Depois de algum tempo sem atualizações, mais um post sobre o estado da dona Gertrudes..... mas neste teremos algumas fotos.

Primeiramente houveram várias idas e vindas neste projeto...motores V8 apareceram mas não se concretizaram e agora devido à alguns fatores, a preparação definitiva do motor ainda é incerta.

Primeiramente, apareceram dois motores V8, um Windsor 351 completo e logo após um Dodge 318 completo também, mas com capa seca e transmissão de F1000 4.9i (que segundo comentário feito pelo genial Alexandre Garcia do blog Auto entusiastas) é o mesmo câmbio que uso, apenas com capa seca diferente. O câmbio da Ranger vem com capa seca de alumínio já fundida no corpo do câmbio. Caixa esta de extrema resistência segundo o AG também.

Devido ao V6 estar no lugar com motor e caixa já posicionados, acabei desistindo do V8 e mantendo o V6, que vai ganhar alguma pimenta, seja algo aspirado leve ou sobre alimentação. Se for sobre alimentação, o supercharger anda despertando curiosidade devido à algumas facilidades.



Por outro lado, facilitaria muito o veneno aspirado no lado de documentação da picape. A idéia seria algo como o comando compcams 420, escape refeito em inox, algum trabalho leve nos dutos e aumento da válvula de admissão, pois o comando já prioriza um pouco o escape e este pode ser ajudado pelos coletores 6x2 e sistema menos restrito com um abafador (provavelmente um flowmaster lá no final, apenas para não ficar direto e não ficar excessivamente barulhenta).

A taxa de compressão seria mantida original, devido à preparação leve, mas ainda penso se não seria benéfico o aumento de 1 ponto (para 10:1) apenas para uma ajuda na potência e torque em baixa. Pistões de 4" usinados para acertar a taxa? Quem sabe.... ainda a determinar, quando chegar a hora de abrir o motor tudo isso deverá ser respondido.

Voltando à reforma, Dona Gertrudes agora teve too o assoalho, caçamba e portas pintados com o fundo / temos agora a caçamba no lugar, bem como os para lamas, eixo traseiro. A caçamba ainda está sem fundo, a ser feito de madeira no final dos trabalhos. Um item a ser citado é que o eixo traseiro é mais estreito que o dianteiro (original da Studebaker) em 80 mm. Deste modo as rodas ficaram bem para "dentro" da carroceria, o que pode ser notado pelas fotos. Isso ajudou na definição das rodas que entre idas e vindas, agora serão as de Ranger aro 15. Na dianteira serão mantidas originais, apenas com pneus 235/70 R15. Na traseira, serão alargadas para 9,0 polegadas e usarão pneus 275/ 60 R15. Casam perfeitamente com a relação do velocimetro (que prevê diâmetro de roda em 710mm) além de serem parrudos o suficiente para aguentar as arrancadas mais fortes e sem sofrer com os buracos. Além do visual mais acertado à picape hot rod. Quanto à marca, penso nos Yokohama, Dunlop ou Kumho. Isso a ser definido depois que as rodas estiverem prontas, daqui a uns 4 meses.

Quanto à pintura das rodas e as calotas centrais (a serem lisas ou com o "S") no centro, ainda não defini, mas provavelmente serão jateadas e pintadas de cinza.



Abaixo, note o detalhe do parachoque traseiro estilo americano, embutido na carroceria. Já podem ser vistos também os suportes para as lanternas, modelo das carretas Random.



Feixes de mola da S10 (traseiros) com jumelos no lugar e detalhe do eixo Ford 8.8", irmão menor do indestrutível Ford 9".



Diferencial Ford 8.8" no lugar:


Para lamas de fibra, já no lugar e roda de Ranger aro 15":


Encontro da caçamba com a cabine


Visão geral da picape:


Detalhe do painel, já com os furos dos antigos instrumentos fechados e espaço para o novo painel aberto. Uma chapa será colocada nos moldes do porta luvas para que sejam colocados o velocímetro, tacômetro, indicador de luzes e marcador de temperatura.


Visão central do painel. Detalhe do "S" ao centro. Mais abaixo e em outras fotos, é possível notar o assoalho e laterais, tudo feito do zero com chapa 18. Absolutamente tudo novo.


Motor e caixa no lugar já, usando calços de motor de MB 608. Em cima do motor, alternador original Motorcraft de 130 ampéres (especificação encontrada pelo número de série), da Ranger V6:






Caixa de direção do Omega, no lugar e conectada já com a barra de direção / cubos de roda.



 Local do motor de arranque, ainda a ser comprado, juntamente com o atuador hidráulico da embreagem e cilindro mestre da embreagem.


Eixo dianteiro com a roda no lugar, e no alto o porta luvas.


Cintas do tanque de combustível e detalhe do acionamento da caixa no lugar, junto com foto do assoalho novo.


Coluna de direção regulável do Omega:



Algumas peças já compradas, mas ainda não haviam sido entregues, compressor do ar condicionado e bomba da direção hidráulica, ambos originais da Ranger V6 e no suporte original.





Uma geral da Stude, a picape verde ao lado dela é uma Willys 47 do dono da Oficina, Guilherme Ramos, com motor Chevy 6 cilindros em linha 4,8 litros. 



Acredito que dentro de algumas semanas teremos boas atualizações, como as portas no lugar, usando fechaduras dos MB 1113 e quem sabe já a definição das máquinas de vidro, que possivelmente serão elétricas.

O plano por enquanto de médio prazo, é fazer o motor e a elétrica em Bagé mesmo, para que ela possa sair de lá direto para Santa Maria, fazer a inspeção e já começar a ganhar os acabamentos e forrações internas. Acho que vou usar as caixas universais da 12V boost com chicotes universais prontos, o que deve facilitar a instalação. E nesse mesmo momento, deverá ser instalado o evaporador do ar condicionado, os comandos elétricos dos vidros e os consoles (um no meio dos bancos, mais baixo) e outro no meio do painel até o chão, contendo o evaporador do ar condicionado e os demais manômetros.


Mas isso fica para o próximo post.. no qual espero encontrar ela ja com suas formas feitas e com os materiais extra montados, e se possível, pintada. E claro, com muito planos em relação à dona Stude..

Boa noite a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário