sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mas Nícolas, cadê a Studebaker?

Boa noite a todos!

Aos que acompanham (ou acompanhavam) o blog, devem lembrar vagamente que o último post foi chamado de hibernação. Por puro acaso, este post foi em novembro de 2015, quase um ano atrás. Por que tanto tempo sem atualização, visto que ela não estava entrando em hibernação mas sim saindo de uma?

Muitas idas e vindas, trocas de planos, peças que não funcionaram, retrabalhos e mudanças. Por onde começar? Tanto tempo sem escrever pode ter afetado minhas lembranças se forem puxadas ao pé do detalhe. Contudo tentarei sumarizar como estamos depois de tanto tempo e tantas mudanças.

O primeiro item que me vem a mente: vidros. Os vidros foram medidos e "remedidos", fabricados e instalados. Ficaram perfeitos... até que as pestanas de portas fosse colocadas. Simplesmente, os vidros de porta ficaram algo como 1,0 a 1,5mm mais grossos e não entravam nas canaletas. E lá vamos nós fazer vidros novos das portas... Os demais vidros ficaram muito bons, mas me pregaram uma peça. Separando os vidros do para-brisa, há um friso cromado. O antigo estava muito feio e após alguma pesquisa, encontrei um no Ebay. Após um bom tempo, taxas de importação pagas e fretes executados, o friso foi colocado no seu devido lugar e ficou curto. Sim, curto. Cerca de 50mm mais curto, deixando o vidro descoberto em uma das extremidades. Será que a picape teve seu teto elevado? Será que o friso foi encurtado? Será que poderia ser de outro Studebaker que não da picape? Nunca saberemos, mas para resolver o problema, um friso de aço inox foi feito a mão a partir de uma chapa. Ficou perfeito. Neste mesmo contexto, um "novo friso" foi adicionado à traseira dela, maquiando a madeira do assoalho da caçamba e assim desmantelando o exército vermelho formado pela lataria e lanternas.


Radiador tem menção nesta lista também. O radiador de Omega 4.1, novíssimo, continua no mesmo estado e na mesma embalagem de isopor do dia que comprei. Motivo? O encaixe do radiador ficou um tanto desengonçado e tomaria um espaço desproporcional, não importando se fosse posicionado no cofre ou entre a grade e o suporte do radiador original. Solução? Radiador novo, claro... Desta vez entrou em cena um radiador de Galaxie V8 automático, colocado espremido, mas dentro do local original. De dimensões muito mais generosas que o antecessor, certamente com o fluxo de ar adequado vai manter a temperatura sob controle.

Isso sem falar das numerosas horas de trabalho dispensadas a fazer com que portas, maçanetas, máquinas de vidro elétricas e vidros pudessem ter uma conversa harmônica entre si, sem choques. Por falar em harmonia, outro item que demorou muito mas (como todos os demais) ficou excepcional, foram os limpadores de para brisa. Fabricados do zero absoluto, usando peças de vários veículos, hoje eles tem sua função feita com maestria.

O belo cromado das maçanetas também foi um problema a ser resolvido. Por um descuido, o fornecedor acabou cromando as maçanetas sem desmontá-las por completo, o deixou frestas sem cromo e uma aparência muito estranha na melhor das hipóteses. Problema reconhecido e resolvido sem custo, mas que delongou mais a espera e os trabalhos nela executados.

Entre outros itens menores que tomaram tanto tempo e fizeram um desafio e tanto esta Studebaker ao Isaque e ao gentil cavalheiro que atende pelo codinome "Cabelo". A dupla dinâmica que conseguiu resolver as encrencas e que manteve um nível de serviço excepcional, com acabamento excelente em todas as peças e sempre prezando pela funcionalidade de tudo.

Durante a fase final da estadia na Power Fuse, optamos por remover o motor e tentar ganhar algum tempo na análise de peças e quem sabe assim agilizar o delongado processo de mais de 4 anos. Sim, obtivemos alguma sinergia e ao remover o motor, o mesmo foi 100% desmontando e apenas bloco e cabeçotes enviados para a Expert Racing para a manufatura de coletores de escape, tubulações de pressurização, intercooler e afins, que debateremos dentro em breve.

As bielas foram enviadas para a Susin Francescutti, empresa gaúcha famosa por fabricar virabrequins e comandos de válvula para aplicações OEM e mercado de reposição. Através da divisão SF Performance, foram desenvolvidas bielas sob medida em aço SAE 4340 forjado.

E hoje? Hoje, neste exato momento a Gertrudes está na Expert Racing, de onde deve sair ao redor do dia 23 de Setembro, para ir para a Bordin Motorsport. E lá, com uma mudança, um estofador fará uma parte do estofamento, console, bancos e forração de portas a distância. Pois no que se refere a montagem e fabricação, ele não precisa dela na oficina dele para montar tais itens, o que gerará (se tudo correr bem, claro...) uma grande economia de tempo.

Por hoje ficamos nestes simples versos e, ao narrar a caminhada final da Studebaker, deveremos ter posts mais frequentes, incluindo uma série especial relatando os testes e o caminho de volta da Studebaker até Vitória.

Fotos? Sim muitas... quem quiser acompanhar pelo Instagram, onde começarei a atualizar com mais e mais fotos, por favor fique a vontade. O perfil é @nicolas.studebaker .


Vista geral, com motor ainda no lugar. Note o radiador já em seu devido local.

"Friso novo": uma boa ideia que ajudou a quebrar o "exército vermelho na tampa".

Retrovisores externos no lugar

Friso feito a mão e exclusivo

Radiador do Galaxie V8 automático

Nova caixa de fusíveis

Visão geral, ainda com motor e o clássico "capô entreaberto"

Evaporador do ar condicionado espremido dentro da cabine

Condensadora externa do ar condicionado
Limpadores de para-brisa cromados

Sem coração e em preparação para a ida para a Expert

Forte abraço!

Um comentário:

  1. Muito Show, Parabéns!!! Muito gratificante ver todo o trabalho realizado e agora com sua Pick Up TOP pronta para a Infinita high way. Show show show.

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