quarta-feira, 13 de junho de 2012

O início!

Boa noite amigos!

Hoje inicio o blog para que os fãs de veículos antigos possam acompanhar, ajudar, criticar, elogiar ou sugerir algo durante o processo de reforma / restauração da Studebaker 2R5 1952 que adquiri recentemente.

Acredito que vai ser algo bastante interessante pois é o primeiro carro antigo que tenho apenas para o lazer e o segundo clássico (o primeiro foi um Passat TS 1978, me arrependo de ter vendido aquele carro....). Sempre tive vontade de ter um carro antigo para finais de semana e passei algum tempo procurando um Maverick ou F1 / F100 a preço razoável, mas sem sucesso. Cheguei a olhar alguns Opalas sem realmente me agradar por nenhum. Me voltei aos Gol GTS, mais novos e quase fechei com um GTS 89.

Mas dae vem a pergunta, por que uma Studebaker?


Bom, eu vi num jornal local há um tempo que haveria um leilão de carros antigos e, como bom entusiasta, fui olhar e ver o que havia disponível. Após sonhar com a Ford F1 que saiu pela bagatela de 23 mil, olhei a velha Stude. Lance inicial baixo, lataria bem bem judiada e caçamba não original. Recomendada pelos colecionadores como exlusiva, mas árdua de ser restaurada. Afinal desde o final dos ano 60 que a Studebaker não fabrica mais nenhum veículo. Pensei comigo mesmo, seria uma boa base de hot rod ou uma picape mais atualizada um pouco, com estilo antigo. Já que faltavam vários detalhes e emblemas, eu não teria "pena" de não ser fiel ao estilo original. Caso oposto ao da F1 por exemplo. Então fui ao leilão com um limite "X" e por ironia, a picape saiu exatamente por este limite.

Após taxas e papeladas prontas, levei a Stude para a garagem anexa à loja de peças de meu avô, onde será o berço da reforma.

Peças? Emblemas? Originalidade? Tudo isso vai ser respondido ao longo do tempo. A mecânica, por motivos de facilidade e custo será modernizada. Provavelmente usarei mecânica 6 cilindros de alguma picape mais moderna, como S10 ou Ranger. Idem para suspensão e freios. Carroceria será o ponto onde tentarei manter o mais original possível, com os emblemas externos e contornos originais.

Interior? Cor? Isso tudo ainda é uma incógnita..... sempre variando..... sempre vendo novas idéias, novas fotos, não só de Studes, mas Fords, Chevys, Dodges..... enfim picapes antigas em geral. Várias combinações de cores (modernas, antigas, saia e blusa...), inteiores bem modernos, bem clássicos, mistos.... e isso tudo ainda misturado.....  fazer um carro do zero e decidir como ele será é uma tarefa árdua...

A mecânica tentarei fazer ao máximo possível eu mesmo, aos poucos e sem pressa..... afinal minha estimativa de término da pintura e funilaria é para bem mais de um ano. Então terei tempo o bastante para trabalhar nela e adaptar a mecânica.

Bom pessoal, passada a explicação inicial, vamos aos fatos. Com a Stude na garagem, comecei a demsontagem completa, tirando acabamentos, fios, gambiarras, tudo, para poder fazer tudo do zero e ter certeza que vai ficar tudo absolutamente bem feito.

A primeira foto:



Bom pessoal, por hoje é só.... primeiro post, aos poucos vou atualizando o blog e lembrando que sempre serão aceitos comentários!

Forte abraço!

2 comentários:

  1. Grande empreitada, Nicolas (é este seu nome, então??? rsrsrs...)... Sou o Saitow do CDB... se precisar de algo de Campinas e região, avise... muito sucesso e força no seu projeto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! tudo bem? É.... sempre quis ter um hot rod...... vamos ver o trabalho!

      Se souber de um motor Ford V8, pode me avisar por favor?

      Grande abraço!

      Excluir