sábado, 21 de março de 2015

OFF TOPIC: The Dark Side of the Moon

Boa noite a todos!

E cá estamos nós com um post sobre Gertrudes. Resumidamente o eletricista finalmente foi ver o serviço e acertamos em que ele faça tudo, da parte básica até as adaptações de vidros elétricos e sistema de limpadores de para brisa.

Tudo será feito em uma única intervenção facilitando a deixado tudo mais organizado. Os chicotes da injeção serão feitos "camuflados" para ter um visual mais limpo no cofre.

Mas o que o titulo do álbum Pink Floydiano tem a ver com hot rods e as atualizações da Stude?

Há poucos dias li o sensacional post do Marco Antonio Oliveira no autoentusiastas sobre as dificuldades e problemas que aparecem ao conviver e manter um carro mais antigo, no caso dele utilizado diariamente e nem tão antigo como a Stude.

Várias coisas mudaram durante o processo da construção Studebaker. Muitas deram errado e perdi tempo e dinheiro em todas elas. Sim várias, senão todas são culpa minha e de minha inexperiente carreira como antigomobilista e apenas aspirante a hot rodder, junto com a extrema ansiedade de ver a picape pronta. Um erro grosseiro que aprendi e estou me controlando muito para não repetir.

Isso me trouxe inspiração e coragem para plagiar o tema geral do post do MAO, para o qual peço desculpas de antemão. Montar um carro do zero, em especial com toneladas de adaptações tal qual a Studebaker é, gera muita dor de cabeça não sendo um processo linear, previsível e 100% controlado. Abaixo seguem os erros e imprevistos que cometi ou que me atormentaram durante o processo até agora. Espero aprender muito com eles para que o próximo carro seja mais fácil de planejar e executar.

Afinal a lua não é apenas um corpo celestial que transpira beleza. Ela tem o lado obscuro. E assim o é um processo de construção de um carro, em geral mostrado como algo simples e só em seu lado belo. A parte difícil, os erros, os imprevistos e as perdas não são mostradas, afinal é "ruim" admitir que algo aconteceu errado.

1- Bancos
Os bancos inicialmente seriam do Stilo estavam prontos e forrados. A compra antecipada veio da ansiedade e da necessidade de estruturar o interior. Eis que na fase final os bancos mostraram-se muito grandes e foram trocados por unidades da Ranger 97.

2- Pneus dianteiros
Erro na medida causou uma dor de cabeça pois a frente ficou magrela e anêmica. As grandes caixas de roda ficaram vazias e desproporcionais. Cometi o erro ao me basear em uma picape semelhante com conjunto de pneus em tal medida. Para consertar, rodas dianteiras com bitola alargada de 6.5" para 8.0" e pneus 255/60 R15.  Essa semana devo confirmar com o Guilherme se o mesmo ainda possui os pneus 225/70 antigos que foram removidos da picape, para que ela fique temporariamente com tais enquanto as rodas são alargadas para receber os novos 255/60.

3- Painel
Primeira ideia foram os instrumentos da Cronomac e fazer algo mais estilo de competição com instrumentos aftermarket. O painel original ressurgiu e ganhou vida.

4-  Volante
Comprei um volante feito nos EUA e para definir qual cubo deveria ser usado, arrisquei que seria das Ford da década de 80. O atual é do Omega e irá demandar a compra de cubo específico e refurar.

5 - Elétrica
Não um erro mas uma dificuldade. Muitas e muitas oficinas foram contatadas para fazer tal serviço. Agradeço muito à Bordin Motorsport por se disponibilizar a fazer tal processo junto da preparação. Tudo feito do zero, com materiais bons e de muita qualidade. Afinal de todas as oficinas para as quais telefonei, absolutamente nenhuma se disse capaz de fazer tal serviço.

6 - Faróis
Inicialmente seriam unidades sealed beam dos MB 1113 antigos, com a moldura cromada e pisca embutido. Não houve harmonia alguma e os mesmos foram trocados por unidades importadas da Rampage, com lâmpadas H4 e lentes lisas.

7 - Feixes de molas
Os primeiros recebidos foram do modelo de S10 errados, sendo "de carga" e 4 feixes de mola novos foram jogados no lixo devido à distância da oficina e dificuldade de vender tais feixes tão específicos.

8 - Coxins de motor
Coxins de motor seriam da Scania V8. Julgados muito duros, foram trocados pelos de 608.


Por momento é isso, apenas um post um tanto off-topic, mas já para compensar o atraso de uma semana na atualização.

Durante a semana um post extra para informar mais novidades do processo, sendo algumas delas bem recentes.

Forte abraço!

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