terça-feira, 17 de julho de 2012

Change of heart!

Boa noite prezados (as) !

Bom, como o título diz, houve uma troca de coração na velha Stude. Literalmente, 6 por meia dúzia. O velho motor Studebaker Champion 170 cid (2,8 litros) 6 cilindros em linha com carburador simples e cabeçote estilo flat head, com seus bravos 85hp, deu lugar a um mais moderno Ford Cologne de 6 cilindros em V, com 245 cid (4,0 litros), com injeção eletrônica multiponto e 162cv.

Porque não usar o motor original? Simples.... ela veio sem motor e o motor original é praticamente impossível de ser achado no Brasil. Importar um motor significa dores de cabeça e muita burocracia, ou seja, mais prático e fácil instalar uma mecânica moderna nela.

O motor Cologne, por ser moderno tem peças mais fáceis e mais confiabilidade do que o velho Champion. Sem falar que este motor teve versões que chegaram a 210cv, mas estas com cabeçote SOHC, enquanto o motor que tenho é um OHV.



A idéia seria colocar um V8 na velha Stude, mas a dificuldade de encontrar um bom motor a preços razoáveis me fez desisitr da idéia e optar pelo 6 cilindros. Outro motor que estava bem cotado por ser eficiente e já tem um conjunto pronto em picapes é o Ford Falcon 4,9 litros.

Vamos às fotos:

Motor original, Studebaker Champion 6




Novo motor Ford Cologne V6:





Agora começa a luta pelo resto do conjunto de Ranger V6, para que a adaptação fique completa. Câmbio (Mazda), eixo traseiro Ford 8.8', e dianteiro com sistema de direção hidráulica.

A previsão de início dos trabalhos mecânicos é em Outubro. Então terei um mês para a finalização dos trabalhos. No tempo em que a Studebaker estiver no serviço de pintura e chapeamento, alguns testes e modificações podem ser feitos no motor, como bicos, juntas, flushing completo e remontagem, sem falar da demontagem de peças para enviar para a cromagem, como as tampas de válvulas.

Quanto à admissão de ar podem ser feitas algumas mudanças, desde que aceitas pela parte eletrônica, como filtro(s) esportivo(s), sistema de escape e quem sabe até um aumento de taxa de compressão de meio ponto a um ponto.

Como a picape não precisará carregar peso, o volante pode perder um pouco de massa.... uns dois kilos...

Mas sempre modificações leves, para não compremeter a segurança (afinal não quero um bólido numa picape de 60 anos) e nem a durabilidade e dirigibilidade da Stude.

Grande abraço e até semana que vem!

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